Tags

, , , , , , , , ,

Imaginem a situação, vocês caminhando na praia quando vocês vêem algo gelatinoso e sem muita forma definida na areia. Já passaram por isso? Pois bem, vocês provavelmente se depararam com um cnidário! Cnida- o que? Vocês se perguntam, bom esses animais tem um nome bem conhecido e hoje eles serão tema da curiosidade da semana, as águas vivas!

Vocês já devem ter sido alertados em algum momento que esses animais são perigosos e que devemos manter distância deles. Realmente devem ser tratados com muito respeito, mas nem por isso devemos deixar de ver sua beleza!

Os cnidários ou celenterados tem seu nome de origem grega knidos, que significa urticante.  É um grupo composto por inúmeros animais além das aguas vivas, temos as hidras e os corais.

E por que eles são perigosos? Esses animais possuem inúmeros tentáculos que carregam inúmeras células urticantes denominadas cnidócitos ou cnidoblastos, que contém o nematocisto, um espinho muito pequeno, que contém uma substância tóxica. Essa toxina tem duas funções, a de proteção contra predadores e também a para alimentação atuando de forma a imobilizar pequenas presas como peixes. Nos humanos essa toxina causa queimaduras graves e pode levar a morte perante a gravidade dessas queimaduras.

Os tamanhos podem ser absolutamente variados, desde animais grandes como a famosa Lion’s Mane com cerca de 2 metros de diâmetro, como vocês pode ver abaixo:

a outros muito pequenos como essa água viva que tem com 2cm de diâmetro encontrada em Queensland e sendo extremamente perigosa:

Esses animais não são incríveis? A natureza sempre nos surpreende de alguma forma e a cada dia vemos novas descobertas ocorrendo! E com relação as águas vivas, agora vocês já sabem que esses animais merecem muito respeito e se vocês os virem na praia ou na água tomem cuidado e fiquem o mais longe possível.

Gostaram? Divulguem! Postem suas opiniões! Compartilhem! Vamos divulgar a ciência!

Não se esqueçam de acessar nossa página no facebook e não deixem de assinar o feed do blog e recebam as atualizações!

Até o próximo post!

Equipe Plantão Escolar

Anúncios