Tags

, , , , , , , , , , ,

Algum dia você estava em um parque e de repente viu uma fileira de formigas levando folhas consigo? Pois é, elas são as chamadas formigas cortadeiras, mas você sabia que elas não se alimentam das folhas? E formiga com asas você já viu?

Hoje na curiosidade da semana vamos falar sobre num inseto que está sempre presente em nosso dia a dia, as formigas!

20120807-223706.jpg

As formigas são o que os pesquisadores chamam de insetos sociais, assim como as abelhas, vivem em uma colônia e tem uma divisão especifica de tarefas para garantir que a colônia sempre esteja em pleno funcionamento! As formigas são extremamente organizadas e são divididas em classes, as operárias, que você já deve ter visto passeando por aí, as formigas soldados que defendem a colônia e a rainha, peça fundamental na colônia. Bom, mas vocês devem estar se perguntando sobre a alimentação das formigas…pois bem, as formigas podem ser onívoras, se alimentando de restos de pequenos animais, frutos, plantas, etc, algumas se alimentam de sobras de itens da alimentação humana, principalmente aqueles ricos em açúcar e temos as nossas simpáticas formigas cortadeiras que na verdade se alimentam de um fungo que cresce dentro da colônia, o qual é alimentado pelas folhas que elas carregam as vezes por longas distâncias.

20120807-223757.jpg

E quanto as asas? As formigas que vemos no dia a dia não são aladas, mas durante o período de acasalamento sim, elas possuem asas! A rainha faz o chamado vôo nupcial e acasala com vários machos em pleno vôo! Depois disso ela volta a colônia e os óvulos fertilizados darão origem as fêmeas e os que não forem darão origens aos machos em um processo denominado partenogênese, formando indivíduos haploides! Fantástico, não?

20120807-223851.jpg

E vocês sabiam que em alguns lugares as formigas fazem parte da alimentação? Pois é algumas culturas apreciam essas pequenas notáveis, sendo consideradas deliciosos aperitivos! Afinal quem nunca comeu uma farofa de saúvas? E isso acontece no interior do nosso Brasil! Aposto que se você não ficou com vontade pelo menos curioso ficou!

20120807-223934.jpg

Gostaram da curiosidade da semana? Comentem, compartilhem! Vamos divulgar a ciência!

Um abraço e até breve!

Equipe Plantão Escolar

Anúncios