Tags

, , , , , ,

Com certeza você já se deparou com um pequeno ponto brilhante voando sobre as noites em locais em que a vegetação é bem preservada e se perguntou: o que raios é isso? Um estranho fenômeno da natureza?

Estranho com certeza não, mas fascinante seria um bom termo para descrever esse fenômeno. Você se deparou com um inseto muito interessante, o vaga-lume, o qual é capaz de produzir luz em seu abdômen.

 

A beleza dos vagalumes (fonte: Mini Fazenda, o blog dos fazendeiros)

“Que legal”, você me diz, mas como é que ele faz isso? Essa será nossa curiosidade da semana, desvendar os mistérios sobre a luz dos vaga-lumes e bem como falaremos de sua importância.

Esses insetos da família dos lampirídeos sao capazes de produzir essa bioluminescencia através de uma reação química. Isso mesmo, a luz vem da reação de três substâncias a luciferina, a base para a emissão da luz, o ATP que corresponde a uma molécula na qual as células armazenam energia e a luciferase, uma enzima que atua junto com a duas acelerando o processo de produção de uma substancia chamada oxiluciferina fluorescente, sendo ela a responsável pela liberação de energia que se transforma em luz visível. Toda essa reação ocorre em uma célula especifica dos vagalumes chamada fotocitos que compõe o tecido abdominal desses insetos, por isso é que só essa região do corpo emite luz.

O vaga-lume e seu abdome bioluminescente. (fonte: Pet Friends)

E fica a pergunta, por que o vaga-lume tem então essa bioluminescencia? Infelizmente ainda não se sabe ao certo qual é a função exata dessa capacidade que esses insetos apresentam, mas acredita-se que ela tenha papel na atracão sexual de parceiros, comportamentos sociais, atracão de presas, defesa contra predadores. Com todas essas possíveis utilizações, podemos dizer que essa bioluminescencia seria bem útil, não acham?

Aqui mais algumas imagens de vaga-lumes para vocês curtirem!

 Fonte: science blogs – ciência, cultura, política

Gostaram? Postem suas opiniões! Toda semana teremos uma curiosidade nova! Quer saber algo? Mande suas sugestões! E não esqueçam de visitar nossas páginas no facebook e twitter!

Um abraço a todos e nos vemos em breve!

Equipe Plantão Escolar

Anúncios